Parte dos novos contêineres que terminaram de ser instalados na área central de Porto Alegre, no último fim de semana, necessita de reparos por problemas da montagem. Um levantamento feito pela reportagem da Rádio Gaúcha contabilizou pelo menos 15 equipamentos com tampas desencaixadas entre ontem e esta quarta-feira (27), grande parte no Bairro Cidade Baixa.
Apesar de não ter o número de contêineres afetados, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) diz que a falha nas tampas foi constatada desde o primeiro dia de instalação, no dia 14 de julho. A empresa RN Freitas, vencedora do pregão eletrônico, afirmou que o problema ocorreu na regulagem dos parafusos, por estarem muito apertados, e esperava que a questão fosse solucionada com os primeiros usos.
Como o problema não foi corrigido, o DMLU esclareceu que duas equipes da empresa RN Freitas estão desde o dia 18 atuando na regulagem manual dos equipamentos. A previsão é que até o fim da próxima semana todos os equipamentos estejam revisados e consertados.
Neste mês, foram substituídos 1.230 contêineres. O departamento contratou o serviço da RN Freitas ao custo mensal de R$ 742.510,25. Os equipamentos estavam nas ruas desde 2011, quando o DMLU iniciou a coleta automatizada em Porto Alegre.
A substituição atingiu a totalidade dos bairros Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha e Independência. Parcialmente, foram abrangidos os bairros Azenha, Floresta, Menino Deus, Moinhos de Vento, Praia de Belas, Rio Branco, Santana e Santa Cecília.
Confira vídeo de contêiner com problema na tampa na Rua Lopo Gonçalves