Entregue pelo prefeito José Fortunati na quarta-feira da semana passada, o novo Albergue Municipal de Porto Alegre, no bairro Floresta, foi inaugurado com destaque para uma novidade que não saiu do papel: um canil, com capacidade para receber até 15 cães, que não opera por falta de veterinário no local. O abrigo seria o primeiro do país a contar com um espaço exclusivo para cachorros que acompanham moradores de rua.
Leia mais
Além de atender 150 pessoas que estão em situação de rua – oferecendo pernoite (das 19h às 7h), higiene, alimentação, serviço de enfermagem e assistência social – o abrigo possui boxes para os cães com o objetivo de diminuir a resistência daqueles que não querem deixar o animal sozinho durante a noite. Segundo o coordenador do albergue, Franke Hendler, ainda falta alinhar algumas questões junto à Secretaria Especial de Direitos Animais (Seda):
– A gente precisa ter algumas garantias em relação à saúde do animal. Vai haver um veterinário, mas temos de definir quando ele estará aqui. Esse pré-arranjo é muito importante para que o projeto dê certo. Depois que isso for definido, poderemos recebê-los no albergue.
Em parceria com a Seda, os pets receberão vacinação e tratamento adequado. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e o órgão de atenção aos animais estão acertando os últimos detalhes para receber os animais de estimação dos usuários do albergue. Além de tratamento veterinário, há também questões como alimentação, transporte, pessoal especializado para o cuidado com os animais, entre outros itens.
Não há previsão para que os animais passem a ser acolhidos.
Leia todas as notícias do Pelas Ruas: