O prefeito José Fortunati falou sobre irregularidades no Departamento de Esgotos Pluviais na manhã desta terça-feira, no programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
A suspeita de que empresa terceirizada cobra pela limpeza de bueiros que não existem nas ruas de Porto Alegre está sendo divulgada em reportagens de Zero Hora desde a segunda-feira.
Depois das denúncias, dois diretores do DEP pediram afastamento. O procurador-adjunto do município Lieverson Perin assumiu a direção do departamento interinamente. Os diretores ficarão afastados, inicialmente, pelo período da sindicância, que deve ser de 30 dias.
Como já havia anunciado na segunda-feira, Fortunati disse que haverá apuração profunda e que todos os contratos do DEP serão analisados pela comissão de sindicância para verificar se estão sendo cumpridos devidamente, o que não ocorria com o contrato de limpeza de bueiros.
A empresa responsável por esse serviço é a JD Construções. Fortunati disse à Gaúcha que não se convenceu com as explicações que o DEP lhe apresentou na segunda-feira na tentativa de explicar números superfaturados.
O prefeito voltou a reclamar do descarte irregular de lixo pela população. E também destacou que não há como saber se um bueiro foi limpo mais de uma vez pela empresa, justamente por uma falha da fiscalização do DEP.
Sobre a possibilidade de afastar do cargo também o diretor que era responsável pela fiscalização direta do contrato com a JD Construções, Paulo Guilherme Silva Barcellos, Fortunati disse que aguardará as conclusões da sindicância.