Quatro emergências da Capital estão com atendimento restrito nesta quarta-feira em função da superlotação. No Hospital Conceição, há 142 pessoas internadas na emergência, mais que o dobro da capacidade, de 64 leitos. O setor não está fechado, mas só atende casos graves. As informações são da Rádio Gaúcha.
No Complexo Santa Casa, a emergência adulta com atendimento pelo SUS do Hospital Santa Clara também restringe o recebimento de novos pacientes a casos de maior gravidade. Todos os 26 leitos estão ocupados.
Leia mais:
Pacientes do Hospital Parque Belém não serão transferidos
Estado anuncia R$ 140 milhões para quitar dívida de atendimento ao SUS
A emergência adulta do Hospital São Lucas, da PUCRS, também está com atendimento restrito pelo SUS. Na tarde desta quarta-feira, 17 pacientes ocupavam o espaço destinado a atender 13 pessoas. Somente casos graves são recebidos na unidade.
O mesmo ocorre no Hospital Moinhos de Vento, em que todos os 44 leitos disponíveis estão ocupados. A emergência não está fechada, mas o atendimento é restrito. A instituição realiza atendimentos particulares e por convênios.
No Hospital de Clínicas, 155 pacientes ocupam um espaço destinado a atender 41 pessoas. Na emergência pediátrica, há dez crianças para nove leitos. Não há restrição no atendimento das unidades.
A emergência do Hospital Ernesto Dornelles está aberta, mas a assessoria da instituição não divulga números de ocupação de leitos. O hospital atende por convênios e particular.
A reportagem ainda aguarda o retorno do Hospital Mãe de Deus, para saber como está o atendimento na emergência.