Desde às 8h, qualquer pessoa, mesmo fora dos grupos de risco, pode se vacinar contra a gripe em cerca de cem unidades de saúde de Porto Alegre. A procura começou horas antes, quando postos como o Modelo, no Centro, já tinham centenas de pessoas na frente aguardando pela imunização.
No posto de Saúde da Vila IAPI, a fila ocupava um corredor inteiro. Segundo seguranças do local, mais de 300 pessoas aguardavam, por volta das 7h30min. Se persistirem as longas filas durante o dia, senhas serão distribuídas senhas para o público.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, sobraram 20 mil doses e conforme forem acabando não serão repostas. A partir de agora, qualquer pessoa poderá ser atendida. No caso específico das gestantes, a rede municipal disponibiliza atendimento exclusivo no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, que funciona no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.
As vacinas disponíveis são remanescentes da campanha, que conseguiu atingir 96% da meta de proteger pessoas dos grupos prioritários. Esse número representa 365.304 pessoas imunizadas, segundo o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. O índice da Capital superou o nacional e o gaúcho: no Brasil, a imunização dos grupos prioritários atingiu 91,01% da meta, e no Rio Grande do Sul, 91,06%.
Segundo os últimos dados da Secretaria Estadual da Saúde, 100 pessoas morreram em função da doença no RS, sendo 19 em Porto Alegre. Do total, a maioria envolveu pessoas com mais de 50 anos. Além disso, 79% faziam parte do chamado grupo de risco (como idosos e portadores de doenças crônicas).
Zero Hora com informações da Rádio Gaúcha.