Depois de uma semana com frio extremo e dias amanhecendo com mínimas de até 0,9ºC, Porto Alegre amanheceu com menos frio. Às 5h, na parte mais alta da cidade, no Morro da Polícia, fazia 11ºC, e em áreas mais baixas, como no Sarandi, marcava 4ºC, o que favoreceu a formação de forte nevoeiro na Capital e na Região Metropolitana. Segundo o Sistema Metroclima, do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre, a inversão térmica é a responsável pela cerração que dificulta a visibilidade de quem chega à região.
Na média, de acordo com a Somar Meteorologia, a Capital registrou 5,3ºC, mas a sensação térmica era de 2ºC no início da manhã.
Leia também:
Rio Grande do Sul acima de 0ºC
Aeroporto Salgado Filho interrompe pousos e decolagens por causa da neblina
Usuários se divertem nas redes sociais com memes sobre as baixas temperaturas
Depois que a neblina se dissipar, o sol deve predominar na região e à tarde pode ter um clima mais agradável. A máxima prevista para Porto Alegre é de 19ºC.
– Esse nevoeiro pela manhã vai voltar a ocorrer durante esta semana. A umidade que vem da Amazônia se encontra com nuvens que se deslocam da Argentina e do Paraguai e favorecem a situação – explicou o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
Na quarta, a previsão é de que as nuvens fiquem um pouco mais carregadas na região e pode haver chuvas fracas e isoladas.