O forte nevoeiro presente em Porto Alegre afetou mais de 80 voos neste domingo no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Conforme o balanço das 21h45min da Infraero, foram registrados 71 atrasos e 17 cancelamentos entre pousos e decolagens. O total de atrasos e cancelamentos corresponde a cerca de 70% dos voos previstos para o dia.
O Salgado Filho amanheceu fechado reabriu às 10h20min para decolagens e somente às 13h20min para pousos. O saguão ficou lotado de passageiros, que aguardavam os voos retidos em outros aeroportos. A partir das 18h36min, o terminal estava aberto e operava por instrumentos.
Na Capital, o domingo foi marcado por uma neblina presente durante todo o dia. O meteorologista Caetano Mancini, do CPTEC, observa que o normal é o nevoeiro dissipar-se no final da manhã. No entanto, quando há muito frio, nebulosidade intensa, umidade elevada e pouca radiação, condições verificadas ontem, a dissipação pode não acontecer.
As paulistas Roseli de Fátima Navarro e Tânia Cristina Navarro vieram passar a semana em Gramado e retornariam para São Paulo no voo marcado para as 12h10min, que acabou cancelado. Às 18h30min, elas ainda não tinha previsão de quando iriam embarcar.
– Está horrível. Ninguém sabe informar nada concreto. Cada hora eles falam uma coisa. A gente despachou as malas, mas tivemos que pegar de volta e depois fazer novo check in. E agora não sabemos quando vamos voltar pra casa –lamentou Roseli, que chegou antes das 11h ao aeroporto.