A coleta de lixo em Porto Alegre foi suspensa na tarde desta segunda-feira (20), em razão do bloqueio da estação de transbordo da cidade, na Lomba do Pinheiro. Desde as 8h, servidores em greve bloqueiam a entrada do local, o que impede que os resíduos sejam descarregados e que os veículos iniciem o novo trajeto.
Mais de 90 caminhões de lixo foram impedidos de entrar na estação desde a manhã, e parte deles ainda segue estacionada em frente ao local. A coleta na cidade foi mantida até as 11h.
Em razão do problema 35 bairros estão sendo prejudicados com a falta de coleta (veja a lista abaixo).
Nesta tarde, a Procuradoria Geral do Município (PGM) entrou com novo pedido de reintegração de posse do local. Contudo, o juiz Murilo Magalhães Castro Filho, da 5ª Vara da Fazenda de Porto Alegre, afirma que a medida é desnecessária - pois já há reintegração da semana passada, que permanece em vigor, inclusive no que diz respeito à multa e ao uso da força policial para o cumprimento.
Os municipários ainda não foram notificados da decisão.
Bairros afetados, segundo o DMLU:
- Pela falta de coleta automatizada: Praia de Belas, Rio Branco e Bom Fim.
- Pela falta de coleta domiciliar: Agronomia, Belém Velho, Bom Jesus, Camaquã, Cascata, Cavalhada, Cefer 1, Cefer 2, Cel. Aparício Borges, Cristal, Embratel, Glória, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Lomba do Pinheiro, Nonoai, Restinga, Santa Tereza, Santo Antônio, São José, São Pedro, Teresópolis, Vila Assunção, Vila Brasília, Vila João Pessoa, Vila Mato Sampaio, Vila Nossa Senhora de Fátima, Vila Orfanotrófio, Vila Pinhal, Vila Quinta do Portal, Vila São José e Vila Tronco.