No dia em que completa 34 anos, a Lancheria do Parque teve as atividades suspensas pela Equipe de Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde, após fiscalização. A vistoria no estabelecimento tradicional do bairro Bom Fim, realizada na tarde desta segunda-feira, foi motivada por denúncia ao Serviço Fala Porto Alegre (telefone 156) em relação às condições de limpeza do estabelecimento.
De acordo com informações da prefeitura, técnicos da Vigilância verificaram condições inadequadas de higiene na estrutura física do estabelecimento e em equipamentos, além de impregnação de gordura e resíduos de alimentos. O departamento informou ainda que a suspensão somente será cancelada depois de nova vistoria da equipe.
Leia também:
Garçom mais querido da lancheria, Ildo volta durante licença de ex-colega
Grupo realiza "abraçaço" no Cais Mauá em protesto contra a revitalização
No aniversáro de quatro anos, ciclovia da Ipiranga está incompleta
O DJ Damon Meyer, 36 anos, estranhou ao passar pelo estabelecimento na noite desta segunda-feira e encontrar os portões abaixados, com cartazes anunciando: "Fechado para reformas". Lamentou a notícia da suspensão, destacando que torce para que volte a atender "o quanto antes".
– Eu venho desde o início dos anos 1990. É um lugar clássico da cidade, emblemático – disse.
Neomar Turatti, sócio-proprietário, disse que todos foram "pegos de surpresa" com a determinação no dia de aniversário do estabelecimento. Ivo Salton, também proprietário, resume:
– Vamos tentar melhorar o máximo o mais rápido possível.
Apelidado de "Lanchera", o estabelecimento fica na Avenida Osvaldo Aranha, próximo à Redenção, e já inspirou até a produção de um curta-metragem. Em 2012, Osvaldo Aranha, 1.086 – Um Dia na Lancheria do Parque, de Guilherme Petry, venceu o Prêmio Histórias Curtas. Na época, Petry creditou a vitória "ao carinho das pessoas pela Lancheria".