Após receber reclamações do sabor e cheiro da água na Capital, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) pretende normalizar a situação neste final de semana. Nos últimos dias, consumidores de diferentes bairros passaram a se queixar que a água estaria com gosto desagradável e cheiro forte. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o diretor-geral do Dmae, Antônio Elisandro de Oliveira, reconheceu a anormalidade mas garantiu que os testes apontam que a água está própria ao consumo:
– Reconhecemos que há uma alteração de sabor e odor, mas todas as análises que temos feito mostram que a água está potável, dentro dos padrões do Ministério da Saúde.
Leia mais:
Justiça rejeita pedido de liminar do Sintáxi contra operação do Uber
Duplicação da Wenceslau Escobar deve ficar pronta em agosto
Oliveira avalia que o problema pode estar ligado ao manancial, já que não foi encontrada alteração no processo de tratamento, mas ainda não é possível apontar a causa. O trabalho do Dmae tem sido na coleta de amostras em diferentes pontos do Guaíba e na regulagem do cloro e da desinfecção inicial. A expectativa é que a causa do problema seja detectada neste final de semana, e a situação possa ser normalizada na semana que vem. O Dmae não soube informar quantos bairros ou residências detectaram mudança na água.
De acordo com o hidrólogo Carlos Tucci, alterações deste tipo costumam ocorrer após intensas chuvas ou seca, o que não ocorreu nos últimos dias em Porto Alegre. Aponta a hipótese de despejo de algum produto químico ou descarte irregular no Guaíba nos últimos dias.
– Se o teste do Dmae não apontou nada anormal, provavelmente o consumo é seguro. Mas é preciso investigar o que ocorreu para se ter certeza de que realmente não há risco.