A segunda fase de duplicação do número de contêineres de resíduos domiciliares (orgânicos e rejeito) começa nesta sexta-feira, pela empresa vencedora da licitação, a Conesul. Ao todo, 520 equipamentos devem ser instalados até segunda-feira, encerrando a ampliação da coleta automatizada.
Em janeiro, quando foi iniciado o processo de duplicação, 680 equipamentos foram colocados na cidade. Com o término da instalação, Porto Alegre passará a contar com 2,4 mil contêineres nos bairros mais centrais e populosos da Capital. A partir de terça-feira, o serviço estará em 19 bairros, sendo 11 com atendimento integral.
Leia mais:
Novos contêineres de lixo serão instalados a partir do dia 20 em Porto Alegre
Em Porto Alegre, coleta de lixo agora também será de bicicleta
O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), André Carús, ressalta que os equipamentos devem ser usados exclusivamente para o descarte de resíduos orgânicos e rejeito. Lembra que os bairros atendidos pela coleta automatizada já possuem, desde 28 de setembro do ano passado, coleta seletiva de resíduos recicláveis três vezes por semana.
– Quando ampliamos a coleta seletiva para três vezes por semana nos bairros que já tinham e passariam a ter a coleta automatizada, pensamos em trazer mais conforto aos moradores desta região e evitar o descarte de recicláveis nos contêineres. Além de multa, descartar recicláveis nos equipamentos significa menos emprego e renda para centenas de pessoas que trabalham formalmente nas unidades de triagem, afora a irresponsabilidade com as questões ambientais – explica.