1.476.867. Esse é o número de pessoas de Porto Alegre. São pessoas nascidas e criadas na cidade, pessoas vindas do Interior, de outros Estados, do Exterior... Formam um mosaico às vezes indefinido, sem rosto, com histórias difusas. Inspirados pelo projeto Humans of New York, saímos à rua para retratá-las. Não ouvimos todas as 1.476.867 pessoas, claro, mas cem delas, para comemorar os 244 anos da cidade, completados neste sábado, 26 de março.
Nós as abordamos na rua, ao longo do último ano, em diferentes pontos, e fizemos a todas a mesma pergunta: o que de mais incrível você viveu em Porto Alegre?
À primeira reação de surpresa, seguiram-se silêncios. Em alguns casos, sorrisos. Em outros, reflexões. De quase todos, uma certeza: não são fatos grandiloquentes, mas momentos singelos ou pequenas iniciativas – nem por isso desimportantes – que marcam a trajetória de uma pessoa na sua cidade.
De poucos ou muitos anos de vida, surgiram situações singulares: o nascimento de filhos, a vitória especial do time do coração ao vivo no estádio, o trabalho voluntário ou uma doação, o pôr do sol, o passeio de barco, o banho de chuva com o chão coberto de flores de ipê, a participação em um coletivo/partido político/ONG, a criação de uma biblioteca, o ativismo ambiental ou de ciclismo, shows inesquecíveis, o amor encontrado numa esquina, o ingresso na universidade, o engajamento em manifestações, a primeira visão da cidade, a construção de uma ponte, ter andado de bonde, ter conseguido trabalho e oportunidade, o convívio com a família e os amigos, mutirões variados, o resgate de um animal e a atenção à causa dos bichos, ter se banhado no Guaíba, ter salvado uma árvore, a abertura de um negócio, um tombo coletivo de skate, um curso que levou a um emprego, ter voltado à cidade depois de muito tempo, um aniversário comemorado na rua com o Parabéns a Você cantado por desconhecidos...
Com todos esses depoimentos, queremos homenagear não apenas os 244 anos da cidade, mas as 1.476.867 pessoas de Porto Alegre. Elas é que são a cidade.
Confira o projeto no especial abaixo.