Faz oito meses que o restaurante Forno e Fogão, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, fechou o espaço em que costumava atender. O motivo é inédito e perturbador para o proprietário Quintino Hélio Vidaletti, 56 anos, que mantém negócios na esquina das ruas Silveiro e Barão do Guaíba há 43 anos: parte do imóvel está inundada por esgoto.
Uma boca de lobo e um bueiro na Barão do Guaíba revelam que o esgoto pluvial está quase transbordando. Hélio afirma que o esgoto da rua infiltra no prédio e passa por baixo de uma viga na cozinha do restaurante, área que fica abaixo do nível da via. O cheiro desagradável no espaço é forte.
Leia mais
Moradores protestam contra envenenamento de cachorros no Teresópolis
Mesmo com garantias, mulheres do MST permanecem ocupando sede do Incra
Aumenta para 78 o número de casos de dengue em Porto Alegre
O restaurante fez reformas emergenciais e passou a atender em área no andar de cima, que servia como um salão de festas, mas Hélio diz que não é um espaço adequado. Se antes servia 300 almoços por dia, agora só pode vender 100, o que já teria lhe rendido prejuízo de pelo menos R$ 1 milhão.
– Não sei mais para que santo apelar, mas estou cheio de protocolos do 156 (telefone de solicitação de serviços da prefeitura de Porto Alegre) – diz.
O problema começou há aproximadamente um ano, e ele acredita que tem relação com uma obra de ampliação da rede pluvial, feita por meio de contrapartida da construtora Melnick Even devido à construção de um condomínio nas imediações.
A construtora diz que as obras de melhorias no entorno do condomínio foram devidamente fiscalizadas pela prefeitura, não ficando nenhuma pendência por parte da empresa. “Entendemos que estes alagamentos podem ser ocasionados por entupimentos de redes, sendo necessário manutenção por parte dos órgão públicos”, informou a assessoria de imprensa da empresa por e-mail. O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) disse que fará uma vistoria na manhã desta quinta. A equipe deve ir ao local com caminhão-hidrojato para fazer uma limpeza e hidrojateamento da rede de drenagem.