Após 58 dias de trabalho, o Cisne Branco voltou a flutuar na manhã de domingo. O processo para desvirar o barco iniciou no dia seguinte àquele em que uma forte tempestade atingiu a Capital, em 29 de janeiro. A reforma da embarcação deve ser realizada até 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, quando a o Cisne Branco deve retomar as atividades.
O resgate envolveu engenheiros, técnicos e colaboradores que enfrentaram mais dificuldades do que se esperava. Fatores como peso da embarcação e vento forte acabaram prolongando o trabalho. Mas para a proprietária do Cisne Branco, Adriane Hilbig, o extremo cuidado foi necessário para que a estrutura do casco da embarcação fosse preservada ao máximo.
– Todo o esforço valeu a pena. O casco não foi comprometido e a reconstrução do barco deve ser mais rápida – explica Adriane.
Os próximos passos são a avaliação dos prejuízos e a reforma, estimada em cerca de R$ 900 mil. De acordo com Adriane, pessoas e empresas já estão se mobilizando para ajudar financeiramente com o trabalho. A previsão é de que em no máximo duas semanas a embarcação seja rebocada até um estaleiro na região carbonífera do Estado para iniciar a reconstrução do casco e da parte interna.
Leia mais:
Cisne Branco pode voltar a flutuar nesta quinta-feira
Bombas de sucção são instaladas para fazer Cisne Branco flutuar
Com 80% do resgate concluído, veja como está o Cisne Branco por dentro
Segundo Adriane, tão importante quanto a ajuda financeira, foi o apoio da comunidade porto-alegrense, principalmente nas redes sociais, para a recuperação de um dos símbolos do turismo fluvial de Porto Alegre:
– Todos querem trazer o barco rapidamente para que ele recomece a atividade que vem fazendo há 38 anos.
O Dia Mundia do Turismo, 27 de setembro, foi o escolhido para o Cisne Branco retomar as operações. Para a data, uma programação especial está sendo planejada, como um evento noturno e passeios gratuitos durante a primeira semana de reinauguração.
A direção do barco já adianta o que vem por aí. A primeira noite deve ser de comemoração e, para isso, um evento aberto ao público será realizado com música e drinks. Os ingressos devem começar a ser vendidos já na próxima semana, pelo site, no escritório do Cisne Branco, e em pontos da Capital a serem definidos. Para Adriane, a venda antecipada é outra forma de arrecadar recursos para ajudar na reforma da embarcação.
A semana de passeio gratuito para a população é uma forma de agradecimento da equipe responsável pelo barco.