Vale respirar fundo, contar até três ou entoar algum mantra antes de pegar a Avenida Wenceslau Escobar nos horários de pico, especialmente desde a última semana. A tranqueira é frequente em função das obras de duplicação de 350 metros da via, entre a Avenida Diário de Notícias e a Rua Castro de Menezes - na quinta-feira foi feito o estreitamento da pista, que ficou com uma faixa apenas para cada sentido.
A moradora Maria Isabel Saco, 60 anos, reclama do ritmo das obras. Durante o ponto alto do verão, entre dezembro e janeiro, o trabalho andava em marcha lenta, quase parando, de acordo com a esteticista. A mudança no esquema de trânsito ocorreu exatamente no período em que o movimento na cidade volta à correria habitual.
- Sábado e domingo, ninguém trabalha. Quando o trânsito está tranquilo, eles não fazem nada - queixa-se.
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A obra, que iniciou em 2015, demorou 13 anos para começar por causa de ações judiciais de donos de imóveis que tiveram áreas desapropriadas para a ampliação da via. A primeira previsão de término era para dezembro do ano passado. A segunda, fevereiro, e, a terceira, março. Agora a Secretaria de Obras afirma que os trabalhos serão finalizados até maio.
- As chuvas atrapalharam o andamento da obra no ano passado, e entre Natal e Ano Novo, teve férias coletivas na empresa. Mas a obra não parou por causa disso. Estávamos alterando o trânsito, trabalhando em redes, isso também faz parte do cronograma - diz o secretário de Obras e Viação, Mauro Zacher.
Sobre o estreitamento da pista justamente no período de volta às aulas, diz:
- Nós lamentamos, mas vai andar em um ritmo rápido, posso garantir.
A faixa única para cada sentido deve permanecer por mais 14 dias. Ainda não está definido o esquema de trânsito para a próxima etapa, mas o secretário acredita que duas faixas serão liberadas no sentido Centro/Bairro, enquanto o fluxo oposto permanecerá com uma faixa apenas - e assim deve continuar por mais 60 dias.
A Avenida Guaíba, em direção à Zona Sul, ou a Cavalhada, para o Centro Histórico, são alternativas para evitar a via.
O trecho da Wenceslau será composto por duas pistas com 9,5m de largura, com três faixas de rolamento por sentido de tráfego, divididas por um canteiro central. A obra prevê ainda a construção de ciclovia e de uma rede adutora de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O investimento total será de aproximadamente R$ 3,6 milhões. A obra de duplicação é uma contrapartida da construtora Goldsztein pela construção de edifícios residenciais na Avenida Diário de Notícias.
Moradores relatam transtornos
Além da complicação no trânsito, moradores relatam transtornos que vão do barulho da obra ao semáforo provisório instalado em frente ao campus da Uniritter - eles dizem que muitos motoristas não veem a sinaleira e passam no sinal vermelho. A esteticista Maria Isabel afirma que a Rua Coronel Massot tem alagado, coisa que não acontecia antes das obras, segundo ela. Até o fechamento da reportagem, a Secretaria de Obras não confirmou se os alagamentos podem ter relação com os trabalhos na Wenceslau Escobar.
Muitos usuários de transporte público esperam ou descem do ônibus no meio da obra, pois não há mais espaço para as paradas.
- É estranho. Tu desce do ônibus e não sabe para onde ir - diz a manicure Elisabete Leal, 38 anos.
O vendedor Marcelo Soares, 47 anos, é mais positivo:
- O mais difícil foi o deslocamento dos postes, a parte elétrica. Acho que daqui para frente correrá tudo normal.
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