Imagens: Felipe Martini e SafeWeb
Quem passa pela Avenida Ipiranga entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Beira Rio estranha os tapumes verdes que escondem um obra nas margens do Arroio Dilúvio. Atrás deles está sendo construído um projeto pioneiro na Capital: uma barreira ecológica para conter acúmulo de lixo no Dilúvio e impedir que os resíduos cheguem ao Guaíba.
O projeto Eco Barreira foi idealizado e financiado pela empresa Safeweb e será implantado em caráter experimental. As obras que começaram em janeiro deverão ficar prontas no final de março. A base nas margens do Arroio é composta por pórtico, troller, esteira, monovia e um contêiner de coleta.
– Eu sempre pego a Ipiranga para vir ao trabalho e vejo muito lixo descendo com a correnteza. Sempre quis fazer algo para mudar esse cenário. A ideia surgiu quando eu vi um vídeo na internet com uma iniciativa parecida que foi instalada em Baltimore, nos EUA. Depois disso, resolvi implantar o projeto aqui em Porto Alegre – explica o vice-diretor da Safeweb, Luis Carlos Zancanella Junior.
Leia também
Limpeza no Arroio Dilúvio mostra descaso da população
Prefeitura estuda usar resíduos do Dilúvio em obras de Porto Alegre Dilúvio é contaminado desde as nascentes
A barreira terá plantas com raízes submersas que ajudam na limpeza e filtragem da água. Além disso, ela será instalada em diagonal, com o objetivo de direcionar os resíduos que estão boiando na água para a margem, onde serão acumulados em uma gaiola que depois será içada para retirar os dejetos.
O projeto é uma iniciativa do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) em parceria com a empresa Safeweb Segurança da Informação Ltda.
Caberá ao DEP fiscalizar a operação do equipamento e sua eficácia e verificar a coleta de entulhos e resíduos capturados pela barreira ecológica. O DMLU deverá retirar os resíduos coletados sempre que necessário, bem como ser responsável pelo translado dos contêineres com os materiais retirados. À Safeweb, cabe a implantação do sistema, execução técnica e manutenção do serviço contratado.
Na última limpeza da superfície de toda a extensão do Arroio Dilúvio, realizada entre setembro e outubro de 2015, o DMLU removeu mais de 65 toneladas de resíduos. A ação contou com o apoio de barcos e equipe de 25 garis e caminhões. Confira no vídeo acima como vai ficar a obra.