Quem não foi para a praia tem um bom motivo para conhecer a zona rural de Porto Alegre neste final de semana. A charmosa Praça Nossa Senhora de Belém Velho é palco da vigésima quinta edição da Festa da Uva e Ameixa, uma das feiras mais tradicionais da cidade que começa neste sábado.
– A missão da festa é valorizar a zona rural de Porto Alegre. É encorajar a população a comprar diretamente do produtor no local de plantio. O mais legal é ver o compartilhamento de experiências entre dois públicos distintos que moram na mesma cidade: esses o agricultor da zona rural e o cidadão que mora em áres centrais da Capital – afirma o diretor da Divisão de Fomento Agropecuário da SMIC, Antônio Mello Bertaco.
O evento acontece em dois finais de semanas (9 e 10, 16 e 17 de janeiro), das 9h às 20h. Embaixo de uma figueira centenária, estão perfiladas seis bancas com diversos tipos de ameixas, uvas e frutas, produzidas nas região. A festa também conta com dez estandes de artesanato e um palco com atrações musicais.
– Venho na feira há três anos. Os produtos são de ótima qualidade e o preço é bom. Sempre vale a pena – conta o comerciante Alfredo Carlos, um dos primeiros a chegar no local.
Outra novidade é a parceria da feira com a Linha Turismo Zona Sul. Durante o festejo, o ônibus circular que opera o roteiro realizará uma parada de 10 minutos na Praça. As paradas ocorrerão durante os passeios oferecidos regularmente, às 10h e 15h, com embarque e desembarque somente no terminal Linha Turismo, localizado na Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa.