O setor de telefonia foi o campeão em reclamações registradas em 2015 pelo Procon de Porto Alegre, computando 5.837 queixas. As empresas de TV a cabo aparecem em segundo lugar, somando 2.680 reclamações. Depois, o setor de serviços somou 2.054 registros, seguido pelo setor de serviços bancários, com 396 reclamações. No total, o órgão registrou 24.158 reclamações durante o ano. No ranking anual de atendimento aparece em primeiro lugar a Oi, com 2.655 reclamações, seguida pela Claro, com 1.211, e pela Net, com 1.155.
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– A divulgação do ranking anual tem como objetivo dar ao fornecedor a ciência de que ao longo de 2015 houve casos em que a legislação de consumo não foi respeitada, possibilitando a correção de rumos para 2016. Além disso, principalmente, também levamos informações ao cidadão para que possa fazer uma escolha consciente na hora de definir com qual fornecedor pretende se relacionar – destaca o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira.
Providências
Segundo o Procon, dos mais de 24 mil atendimentos realizados em 2015, aproximadamente 85% foram solucionados na primeira tentativa de conciliação do órgão com o fornecedor reclamado.
Quando não é possível a solução por meio da composição entre as partes, são abertos processos administrativos de apuração de irregularidades, que podem gerar aplicação de penalidades às empresas, como aplicação de multas ou cassação do alvará do estabelecimento. Atualmente tramitam no Procon municipal mais de 660 processos de aplicação de penalidades, sendo que em 2015 as sanções somaram mais de R$ 1,3 milhão.
Dezembro
No levantamento de dezembro, o Procon da Capital somou 2.728 queixas, 1.879 eletrônicas e 849 presenciais. A empresa mais reclamada foi a Oi, com 198 registros (7,26%). Em segundo lugar, a Claro aparece com 184 apontamentos (6,74%) e, em terceiro, a Net, com 159 (5,82%).