A montagem dos contêineres da Coleta Automatizada está em estágio avançado na Superintendência de Portos e Hidrovias, no Cais do Porto, que liberou espaço para receber os equipamentos. Em função disso, os 680 contêineres, que integram a primeira etapa da duplicação do serviço, começarão a ser instalados nas ruas já nesta sexta-feira, e não mais em 20 de janeiro, como estava programado.
Na próxima segunda-feira, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) deve assinar, às 9h, na Rua Dr. Poty Medeiros, no Parque Moinhos de Vento (Parcão), a ordem de início da operação de recolhimento dos resíduos que começarão a ser descartados pela população nos novos contêineres. O serviço será executado pela Conesul, empresa vencedora da licitação.
Um passeio pela zona rural de Porto Alegre para conhecer as delícias da Festa da Uva e Ameixa
Prefeitura afirma que fará cachorródromo provisório perto do Monumento aos Açorianos
A segunda etapa da instalação dos contêineres também foi adiantada. Em vez de iniciar a entrega dos equipamentos em 7 de março, a Conesul quer garantir que todos os 1,2 mil novos contêineres já estejam nas ruas nesta data. O início da instalação dos outros 520 contêineres está previsto para começar em 4 de março. As duas etapas estão divididas por ruas. Porém, em função de questões como trânsito, estacionamento de veículos e outras variantes, é possível que o cronograma sofra alteração nos dias da instalação.
O diretor-geral do DMLU, André Carús, destaca que a Coleta Domiciliar será mantida nas regiões atendidas até o fim da instalação dos contêineres.
– Teremos coleta domiciliar nas regiões atendidas até o término da instalação dos contêineres. Ou seja, se a primeira etapa de instalação for concluída até 20 de janeiro, no dia 21 já não teremos a coleta domiciliar nestes locais. Já a coleta domiciliar das ruas atendidas na segunda etapa de instalação dos contêineres deve ser encerrada em 7 de março. Nossa intenção é garantir que os moradores não fiquem desassistidos, mesmo que haja problemas no cumprimento integral dos roteiros de instalação devido à complexidade da operação – explicou.
Casal constrói condomínio de contêineres no bairro São José
Novo projeto de lei proíbe a bermuda e "uberiza" taxistas em Porto Alegre
Carús ressalta ainda que o ato de assinatura ocorrerá em um dos 19 bairros que passarão a contar com o serviço.
– O Moinhos de Vento será um dos 11 bairros que serão atendidos em sua integralidade pelo serviço. Outros oito bairros terão o serviço em algumas ruas. Atualmente, o serviço atende 13 bairros, sendo cinco totalmente contemplados. Ou seja, estamos dobrando o número de contêineres para 2,4 mil e ampliando a área de abrangência – disse.
Os 19 bairros que terão coleta automatizada já contam, desde 28 de setembro de 2015, com a Coleta Seletiva de resíduos recicláveis três vezes por semana, a fim de sensibilizar a população a descartar apenas resíduos domiciliares nos equipamentos.