O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) começou a fazer, nesta semana, blitze da Balada Segura em Porto Alegre em horários alternativos, principalmente após o período conhecido como "happy hour", por volta das 21h. A primeira fiscalização, em caráter experimental, foi feita na noite dessa terça-feira, na Avenida Goethe, e já registrou um aumento no número de infrações em relação ao horário habitual. As informações são da Rádio Gaúcha.
No local, 89 motoristas foram abordados, com o registro de 27 infrações de trânsito. De acordo com o chefe da divisão de fiscalização do Detran, Jeferson Sperb, o número representa um aumento de 10% em relação à média de multas registradas no horário habitual da Balada Segura.
Além disso, 13 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool – 5% a mais do que o registrado normalmente.
– Dos 89 (motoristas), 13 estavam sob efeito de álcool, o que representa 15% dos motoristas. É um índice alto, nosso índice médio é de 10%, aproximadamente, da alcoolemia das abordagens realizadas. Então, (o número) ficou um pouco acima. Já o número de infrações de trânsito fica em torno de 20% e, com a mudança, subiu para 30% – explicou Sperb, em entrevista ao Gaúcha Repórter.
Suspensão do direito de dirigir cresce 62% em um ano no Estado
Com recorde de multas, número de mortes no trânsito do RS cai 12,8% em 2015
Para 2016, o Detran pretende realizar dois cursos de formação de agentes de fiscalização para estender as operações da Balada Segura. Além da antecipação do horário, a ideia também é realizar testes com as blitze ampliadas até às 7 horas da manhã, como ocorreu no ano passado.
– É claro que foi uma noite apenas, vamos fazer uma avaliação melhor, mas o nosso objetivo não é apenas abordar as pessoas alcoolizadas, nós temos um trabalho de conscientização aos condutores – disse.
A Balada Segura foi criada há quase cinco anos. Segundo o Detran, o objetivo principal era a fiscalização na noite e madrugada, horários com maior número de acidentes. A intenção agora é ampliar as ações para outros horários.
Em 2015, foram 23,8 mil abordagens em 407 blitze realizadas em Porto Alegre e Litoral, um crescimento de 54% nas abordagens em relação ao ano anterior.
Leia outras notícias do dia
Curta nossa página no Facebook
* Diário Gaúcho