Cerca de 200 médicos residentes de seis instituições hospitalares de Porto Alegre promovem na manhã desta terça-feira (15), uma caminhada em adesão ao movimento nacional por melhores condições de trabalho para a categoria. A mobilização começou por volta das 10h, saindo do Hospital de Clínicas. O grupo segue pela Avenida Osvaldo Aranha em direção à Santa Casa, onde farão um ato para marcar o dia nacional de mobilização da categoria.
Entre os pedidos da categoria está o reforço da fiscalização dos programas de residência e a não abertura de novas vagas enquanto não for concluído esse trabalho. Eles pedem, ainda, que a revisão orçamentária do governo federal preserve os hospitais onde há residência médica. O reajuste da bolsa de residência prevendo a inflação do período mais 5,5% também é uma das reivindicações da categoria.
A mobilização nacional dos médicos residentes começou no último dia 8. Conforme comunicado divulgado pela Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) no dia do início da paralisação, o movimento ocorre porque que não houve avanços significativos nas negociações com o governo federal durante cinco meses. Em setembro, um dia de paralisação nacional foi feito, com forte adesão dos médicos gaúchos.