O aplicativo de transporte Uber começa a funcionar em Porto Alegre às 15h desta quinta-feira. A informação foi confirmada pelo gerente-geral do serviço no Brasil, Guilherme Telles, em entrevista ao programa Timeline da Rádio Gaúcha.
A previsão é de que as corridas custem de 25% a 30% menos do que o serviço de táxi na Capital. Inicialmente, irá funcionar o serviço do "Uber X", que é uma modalidade 30% mais barata que o Uber Black.
Uber será tratado como transporte clandestino, diz EPTC
Marcos Piangers: fiz a primeira corrida do Uber em Porto Alegre
Aplicativo de "carona paga", Uber é considerado desleal por taxistas
Para o começo dos trabalhos, o Uber vai oferecer o desconto total da taxa de serviço cobrada (25%), além de incentivos a motoristas que cumprirem determinadas metas. O pagamento será direto pelo cartão de crédito cadastrado no nome do cliente. Não haverá troca de dinheiro nos carros.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação da Capital (EPTC) segue afirmando que, se não houver regulação, o transporte realizado pelos carros ligados ao Uber será considerado clandestino. Inclusive, há a previsão de multa de R$ 5.860 em caso de flagrante. O presidente da companhia, Vanderlei Cappellari, diz não ser a favor ou contra ao Uber, mas apenas defender a regulamentação.
Guilherme Telles participou do programa Timeline da Rádio Gaúcha
Foto: Rádio Gaúcha, Divulgação
* Zero Hora com informações da Rádio Gaúcha