O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) calcula que deverá levar de 3 a 4 dias para normalizar a coleta de lixo nos bairros não atendidos pelo serviço, ontem à noite, em Porto Alegre. A empresa Ecopav, responsável pelo recolhimento de lixo doméstico, não cumpriu os nove roteiros previstos, prejudicando principalmente a zona norte.
O departamento acredita que o abandono do serviço esteja ligado à proximidade do início do contrato com outra empreas, a Belém Ambiental, que solicitou o início das atividades para o dia 23 de novembro. André Carus, diretor do DMLU, afirmou em entrevista ao Estúdio Gaúcha que a atitude tomada pela empresa é "irresponsável" e sem "nenhuma justificativa plausível".
Para contornar os prejuizos, o DMLU colocou 17 caminhões próprios para fazer a coleta. O departamento também irá negociar com a empresa vencedora da mais recente licitação a possibilidade de antecipar o inicio do serviço que começaria em 23 de novembro.
Ate o final da manhã desta sexta-feira (6), o DMLU irá divulgar uma orientação oficial para os moradores, sobre o que fazer com o lixo que deveria ser recolhido hoje.
O que diz a empresa
A empresa terceirizada Ecopav, responsável pela coleta de lixo doméstico de Porto Alegre, negou nesta sexta-feira (6) a alegação de que teria abandonado o serviço prometeu retomá-lo ainda hoje.
Desde ontem à noite, a coleta não é realizada, afetando principalmente a zona norte. Nesta manhã, garis e motoristas se recusaram a sair novamente para mais um turno de trabalho, sob a alegação de atraso no pagamento de salários e vale alimentação. A empresa garante que quitará os benefícios ainda hoje.
Segundo o vice-presidente da Ecopav, Luiz Alberto Poggio, as reclamações de atraso no pagamento de salários não procede, pois a empresa vinha pagando os vencimentos antes do prazo.
Para amenizar o prejuízo à cidade, o DMLU colocou 17 caminhões próprios para realizar a coleta, mas o número é insuficiente para dar conta da demanda. Nesta manhã, o departamento iniciou tratativas com a empresa que venceu a mais recente licitação, na tentativa de antecipar o início do serviço, inicialmente previsto para o dia 23.