O Estado voltou a registrar temporais no final da tarde desta quarta-feira. Chuva forte, trovoadas e granizo foram registrados em regiões como Grande Porto Alegre, Vale do Sinos, Serra e Noroeste.
Na Capital, onde também houve pedras de gelo, há diversos pontos de alagamento. Em função disso, as Estações Mercado, Rodoviária e São Pedro foram fechadas. Os trens circulam da Estação Farrapos até Novo Hamburgo.
De acordo com o Centro Integrado de Comando (Ceic), a instabilidade não é passageira e as próximas horas são de risco na região.
Moradores relatam granizo em cidades como Novo Hamburgo, Farroupilha, Viamão, São Borja, Caxias do Sul, Nova Bassano, São Jerônimo, Teutônia, Santiago, Campo Bom, entre outras.
Acompanhe os transtornos da chuva no RS em tempo real:
De acordo com o boletim da Defesa Civil divulgado às 17h, subiu para 119 o número de municípios atingidos pelos eventos climáticos que castigam o Rio Grande do Sul desde a primeira semana de outubro. Ao todo, 27 municípios estão com a Situação de Emergência homologada pelo Governo do Estado. São os 26 que compõe o decreto coletivo e Rio Pardo, que teve mais de 3 mil famílias atingidas.
Além deles, outros 36 já assinaram o decreto e estão em fase de preenchimento de dados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, sendo que 7 já foram encaminhados para homologação.
Veja imagens dos transtornos na Capital: