Ela mal pisa na calçada e já começa a distribuir sorrisos, cumprimentos e abraços. É fácil entender porque a titular da coluna Rede Social, Fernanda Pandolfi, gosta tanto de frequentar uma das ruas mais charmosas do bairro Moinhos de Vento. Na Dinarte Ribeiro, ela encontra não apenas seus restaurantes preferidos, mas esbarra em amigos cativados nas andanças de colunista social. De quebra, ainda sai com pautas sobre os bastidores da moda, cultura e sociedade porto-alegrense.
Natural de Passo Fundo, Fernanda faz questão de passear por ali nos finais de semana, para ter a sensação do calor humano que tinha no Interior, ver os amigos, comer bem e enxergar um pouco do mundo estampado no visual dos estrangeiros que visitam Porto Alegre. É que, além de cafés, padarias e lojinhas, a nova "rua tendência", na opinião dela, abriga um hostel e recebe muita gente de fora do país.
- As pessoas saírem dos shoppings e irem para a rua é uma tendência. E essa rua é uma expressão disso. Para mim, é uma das mais badaladas de Porto Alegre - argumenta a colunista.
Depois do sushi, do café, dos doces, risotos e massas, a atração preferida da colunista na Dinarte Ribeiro é o pianista que ensaia todos os finais de semana, com a janela bem aberta, em um prédio quase na esquina com a Padre Chagas. A colunista interrompe a caminhada para escutar, junto ao som dos pássaros, notas clássicas que ajudam a suavizar os dias.
- É lindo, gosto de ficar escutando a música. Acho que deixa a janela aberta de propósito, para o pessoal da rua ouvir - diz.
A sorte de Fernanda é ser viciada em atividade física. Se dependesse do carinho com o qual é recebida nos estabelecimentos locais, sairia rolando após tantas calorias. Os amigos chamam para comer, tomar café, experimentar doces novos. Foi assim numa breve passagem em frente a uma chocolateria, quando encontrou o chef Luis Yagui, que lhe apresentou o empresário Leandro Fainstein: a tarde já ganhou um sabor mais adocicado.
- Comer, comer, comer. Essa é a melhor coisa para fazer nessa rua. Tomar café, ir a padarias, esse é o programa daqui.
Assim como a colunista, os amigos curtem o local pela arborização e tranquilidade que apresenta, mesmo nos dias em que as ruas vizinhas estão explodindo de gente.
- Aqui vemos muitas famílias com bebês, idosos, pessoas que querem descansar e passear - diz Fainstein.
O chef Yagui concorda: não há nada melhor para fazer na Dinarte do que prestigiar o talento de outros cozinheiros e aproveitar o tempo em boa companhia.
Os colunistas Rosane de Oliveira, Tulio Milman, Fernanda Pandolfi e Luciano Potter vão revelar quais são as suas ruas preferidas em uma ação do projeto ZH Pelas Ruas. Em vídeos de até dois minutos que serão publicados em zerohora.com/pelasruas de hoje até sexta-feira, os jornalistas contarão o que faz com que eles tenham suas vias favoritas na cidade. Seja pela memória afetiva, por reunirem paixões ou apresentarem alternativas culturais e gastronômicas, as ruas são apresentadas do ponto de vista dos colunistas.
Qual é a sua rua favorita em Porto Alegre?
Cada um tem seus motivos para gostar de uma rua, e nós temos todos os motivos para querer conhecê-los. O ZH Pelas Ruas também quer saber qual é a rua favorita dos leitores. Participe enviando uma foto sua na rua que mais gosta em Porto Alegre, diga o que acontece nela e poste com as hashtags #ZHPelasRuas e #MinhaRuaFavorita - foto e legenda tem de ser de autoria da própria pessoa. A ação será realizada entre as 9h de 29 de setembro e a meia-noite de 9 de outubro. Um anúncio que será publicado na edição impressa de 14 de outubro apresentará as fotografias e as legendas mais criativas sobre o tema "Minha Rua Favorita".
Os parâmetros que serão utilizados para a escolha das fotografias são: originalidade e adequação ao tema proposto. As fotos serão escolhidas pelo editor de foto de Zero Hora, Jefferson Botega.
Leia as regras de participação.
A série
Tulio, Potter, Fernanda e Rosane vão dar dicas do que fazer na rua favorita deles
Terça-feira: Rosane de Oliveira
Quarta-feira: Tulio Milman
Quinta-feira: Fernanda Pandolfi
Sexta-feira: Luciano Potter