O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, irá devolver à Associação El Surf Criollo a prancha colocada em setembro no Monumento do Laçador, na entrada da cidade. Na prancha, instalada debaixo do braço da estátua, estava escrito "Avante Surf Criollo". As informações são do blog Cenário Político, da Rádio Gaúcha.
A ação ocorreu no dia 10 de setembro e visava promover a modalidade chamada Surf Criollo, em que um surfista é puxado pela água por um cavalo. À época, Fortunati se manifestou contrário à intervenção. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o prefeito afirmou que a atitude representava risco aos monumentos da Capital.
- Não gostei (da intervenção). Imagina se todo dia alguém resolve ir aos monumentos afixar coisas. Tenho experiência negativa no Paço Municipal, quando a Fonte Talavera foi destruída por um indivíduo em um protesto - disse.
Já Eduardo Linhares, ou "Taura Cura", como se define o presidente da Associação El Surf Criollo, declarou que sua ideia era "dar risada" e que o ato não passou de uma brincadeira.
- Eu passava por ali e via o "louco" muito triste. A gente sempre acreditou que o surfe faz as pessoas felizes - disse, em entrevista ao programa Timeline.
A devolução da prancha está marcada para quarta-feira (7), às 9h30, em frente à Usina do Gasômetro.
* Rádio Gaúcha