A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) resolveu ir atrás dos "donos" do poste em mau estado de conservação localizado na esquina das ruas Venâncio Aires e General Lima e Silva, na Cidade Baixa.
O ZH Pelas Ruas mostrou nessa terça-feira que a estrutura corre risco de cair a qualquer momento por conta da falta de manutenção. O órgão encaminhou uma nota à reportagem informando que, na manhã desta quarta-feira, uma equipe foi até o local inspecionar o pilar.
Embora nenhum órgão ou empresa tenha assumido a responsabilidade pela coluna, a agência diz que detectou redes de telecomunicações da OI, da GVT e da Net usando o poste como sustentação, destacando que, em função do "risco à vida", as prestadoras foram acionadas para "tomar providências imediatas".
A Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) informa que também já fez uma vistoria no local, e afirma que a responsabilidade é da Oi.
Moradores convivem com depósito irregular de lixo na frente de casa
Leia mais notícias do Pelas Ruas
Na terça-feira, a Oi e a GVT haviam informado que não são responsáveis pelo poste. A a reportagem entrou novamente em contato com as empresas após a divulgação da Anatel: a Oi reiterou que não é de sua responsabilidade, acrescentando que não há cabos da empresa no poste, e a GVT não deu resposta oficial até a tarde desta quarta. A Net também contrariou a informação da Anatel, afirmando que "sua rede não está fixada ao poste".
No comunicado, a Anatel ressaltou ainda que há vários postes em área urbana que, após troca de estrutura pela concessionária de energia, ficam em uso apenas pelas prestadoras ou são resquício de redes antigas. Como noticiado nesta terça, a CEEE se isenta da responsabilidade.