Passado o quilômetro quatro da corrida dominical, após deixar o Parcão em direção à Usina do Gasômetro, o colunista Tulio Milman ainda tem energia para esticar o treino até o Estádio Beira-Rio.
Conheça o reduto dos mestres cervejeiros em Porto Alegre
A pausa estratégica no encontro da Avenida Edvaldo Pereira Paiva com a Rua Fernandão é, na verdade, uma desculpa para gastar tempo em seu lugar preferido na cidade: o entroncamento que reúne o esporte que pratica, o time do coração e a instituição que seu pai ajudou a vida inteira.
É bem ali, na beira do Guaíba, que o jornalista relembra bons momentos da infância, na companhia da família. A lembrança mais forte são as idas aos jogos, hábito que o acompanha desde menino até os dias atuais. Outra memória forte são as visitas ao Asilo Padre Cacique que fazia com o pai, voluntário durante 16 anos na instituição.
- O asilo é muito querido para mim por uma circunstância pessoal. Por isso eu sempre acompanhei muito de perto as discussões e os dramas que envolvem o atendimento à terceira idade no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e no Brasil. Vejo quanta coisa falta para essa gente que as vezes trabalhou uma vida inteira e quando chega no fim da estrada não tem um mínimo de dignidade. Essa dignidade, eles têm no asilo. É por isso que gosto tanto daqui, é um lugar especial para mim - explica Milman.
Duas das paixões do jornalista, o futebol e a corrida, o identificam com boa parte da população porto-alegrense. Não é a toa que, assim como ele, muitos dos que passam por ali amam a avenida pelos mesmos motivos. Quem constata é o vendedor de churrasquinho Aníbal Brizola:
- Por causa do colorado e do pôr do sol, muita gente ama essa avenida. É um lugar tranquilo, calmo, gostoso, bastante gente vem aqui.
Os colunistas Rosane de Oliveira, Tulio Milman, Fernanda Pandolfi e Luciano Potter vão revelar quais são as suas ruas preferidas em uma ação do projeto ZH Pelas Ruas. Em vídeos de até dois minutos que serão publicados em zerohora.com/pelasruas de hoje até sexta-feira, os jornalistas contarão o que faz com que eles tenham suas vias favoritas na cidade. Seja pela memória afetiva, por reunirem paixões ou apresentarem alternativas culturais e gastronômicas, as ruas são apresentadas do ponto de vista dos colunistas.
Qual é a sua rua favorita em Porto Alegre?
Cada um tem seus motivos para gostar de uma rua, e nós temos todos os motivos para querer conhecê-los. O ZH Pelas Ruas também quer saber qual é a rua favorita dos leitores. Participe enviando uma foto sua na rua que mais gosta em Porto Alegre, diga o que acontece nela e poste com as hashtags #ZHPelasRuas e #MinhaRuaFavorita - foto e legenda tem de ser de autoria da própria pessoa. A ação será realizada entre as 9h de 29 de setembro e a meia-noite de 9 de outubro. Um anúncio que será publicado na edição impressa de 14 de outubro apresentará as fotografias e as legendas mais criativas sobre o tema "Minha Rua Favorita".
Os parâmetros que serão utilizados para a escolha das fotografias são: originalidade e adequação ao tema proposto. As fotos serão escolhidas pelo editor de foto de Zero Hora, Jefferson Botega.
Leia as regras de participação.
A série
Tulio, Potter, Fernanda e Rosane vão dar dicas do que fazer na rua favorita deles
Terça-feira: Rosane de Oliveira
Quarta-feira: Tulio Milman
Quinta-feira: Fernanda Pandolfi
Sexta-feira: Luciano Potter