A esperada duplicação do número de contêineres de lixo orgânico em Porto Alegre, de 1,2 mil para 2,4 mil unidades, finalmente deve ser sair do papel. Com a assinatura do contrato nesta quarta-feira, até o começo de janeiro, 19 bairros - 11 deles integralmente - serão atendidos pela coleta automatizada (veja a lista no final da reportagem).
São dois anos de espera por mais contêineres. O processo de licitação, lançado em setembro de 2013, acabou sendo alvo de ação pela segunda empresa colocada no início do ano passado, a Conesul. E justamente foi ela quem assumiu o serviço, já que a vencedora desistiu.
Estes 19 bairros também passarão a contar com a coleta seletiva de resíduos recicláveis três vezes por semana. As demais regiões da cidade continuarão com duas vezes na semana - atualmente, o serviço está em 13 bairros, sendo cinco totalmente contemplados.
A expectativa da prefeitura é que, com maior número de contêineres na cidade, os moradores sejam estimulados a separar o lixo corretamente. A experiência, conforme o diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), André Carús, já deu certo no Centro Histórico, primeiro bairro a ganhar um dia a mais de coleta seletiva.
- Nós investimos, mas a questão do lixo é uma parceria da gente com a população, todos precisam fazer a sua parte - destacou Carús.