Dezenas de famílias prestigiaram a Hora do Mamaço, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, na manhã deste sábado. Em sua segunda edição na Capital, a ação marca a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que vai até o próximo dia oito de agosto.
Evento vai debater como manter a amamentação na volta ao trabalho
- O objetivo do evento é mostrar a importância do ato de amamentar, não só para a mãe e o bebê, mas para a sociedade como um todo - destacou a consultora internacional de amamentação Rosane Baldissera, organizadora da atividade.
Até as 10h deste sábado, mais de 350 pessoas haviam confirmado participação no Facebook. O dia de sol e calor foi um incentivo a mais na luta pela conscientização. Junto ao Monumento ao Expedicionário, toalhas estendidas coloriram o gramado, e mães orgulhosas deram de mamar aos filhos, exibindo pequenos cartazes com mensagens favoráveis à iniciativa.
Uma das participantes, a enfermeira Dinara Dornfeld, 39 anos, levou as duas filhas, Júlia, de sete meses, e Betina, três anos. Além disso, contou com o apoio do marido, o professor Jeferson Flores, 32 anos.
- É a primeira vez que venho e estou adorando. Acredito que é uma forma de chamar a atenção para algo fundamental para o desenvolvimento das crianças. Minhas duas filhas mamaram exclusivamente no peito e faço questão de incentivar outras mães - disse Dinara.
Com a pequena Martina, de dois meses, no colo, a farmacêutica Jamila Dorneles, 29 anos, também marcou presença na atividade. Ela contou ter enfrentado dificuldades para amamentar e, em função disso, ter buscado auxílio profissional.
- Nem sempre é fácil, mas é muito importante para o bebê - ressaltou.