O Pelas Ruas percorreu a Avenida Ipiranga no final de tarde desta quarta-feira e contou pelo menos 15 paradas de ônibus sem abrigo. Em um dia em que a chuva não deu trégua, a falta de um telhado para aguardar o transporte foi um transtorno para muitos trabalhadores e estudantes.
- Tá horrível esperar ônibus com essa chuva. Todo mundo se molhando - destacou a auxiliar de serviços gerais Cíntia Sousa Domingos, 38 anos, que não entendeu por que a parada próxima ao Planetário estava sem cobertura.
Isso ocorre porque a prefeitura de Porto Alegre removeu as estruturas antigas para instalar novas, no modelo Paradas Seguras, que têm bancos, lixeira, iluminação protegida com grades e telhado de aço pré-pintado, para dar maior durabilidade. Cerca de 40 dos 57 novos abrigos já foram implantados onde havia paradas. O investimento será de R$ 585 mil.
A substituição dos pontos de ônibus começou em junho, e o serviço deve ser finalizado em setembro, de acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Porto Alegre tem, ao todo, 5.726 paradas, sendo 4.038 cobertas, 367 delas desenvolvidas no padrão de Parada Segura.