
Aryna Sabalenka voltou a confirmar que é a jogadora a ser batida no circuito feminino de tênis.
Na decisão do WTA 1000 de Madrid, neste sábado (3), na Espanha, a bielorrussa derrotou a estadunidense Coco Gauff, quarta do mundo, por 2 a 0. A partida, de 1h39min de duração, teve parciais de 6/3 e 7/6 (7/3).
Este foi o 10º confronto entre elas e a quinta vitória da número 1 do mundo, que em Madri disputou sua quarta final e conquistou seu terceiro troféu. Com o resultado, Sabalenka igualou a tcheca Petra Kvitová, que também venceu o torneio em três oportunidades.
Na carreira, a bielorrusa agora acumula 20 títulos em 37 finais disputadas. Na temporada, a tenista de 26 anos ganhou seu terceiro torneio em seis decisões.
Como foi a decisão
O set inicial foi de domínio de Sabalenka, que conseguiu três quebras de saque contra uma de Gauff. A norte-americana disputou a 11ª final da carreira e perdeu apenas pela segunda vez.
A atual campeã do US Open e do WTA Finals havia vencido as últimas sete decisões que disputou. Apesar da derrota, ela vai avançar uma posição no ranking, passando para o terceiro lugar.

Com 12 bolas vencedoras (winners) contra sete da adversária, a bielorrussa fechou a primeira parcial em 6/3, após 35 minutos.
No segundo set, Coco Gauff mudou sua forma de jogar e conseguiu forçar erros de Sabalenka, que acabou perdendo o saque no terceiro game (2 a 1). Mas quando sacava para empatar a partida, a estadunidense não conseguiu confirmar a vantagem e perdeu o serviço no 10º game. As duas jogadoras confirmaram os saques seguintes e a decisão foi para o tie-break.
De maneira arrasadora, Sabalenka logo abriu 3 a 0 no desempate, mas Gauff reagiu e empatou em 3 a 3. Mais uma vez, a número 1 do mundo mostrou sua força e ganhou os quatro pontos seguintes para assegurar o tricampeonato no saibro da capital espanhola.