Os cerca de 40 mil moradores das Moradas do Vale I, II e III, em Gravataí, começaram a se adaptar nesta segunda-feira às mudanças nas linhas de transporte coletivo da Transcal até Porto Alegre. A medida unificou as linhas que antes atendiam separadamente os bairros, tornando circulares as seis linhas existentes. As alterações foram anunciadas pela empresa na semana passada e iniciaram na manhã desta segunda-feira. Usuários reclamaram das mudanças nos bairros que existem há 30 anos.
Para a dona de casa Mara Oliveira, 54 anos, da Morada do Vale I, a alteração prejudicará moradores do bairro que tinham linha própria de transporte e seguiam sentados até Porto Alegre.
- Agora, o ônibus chegará lotado aqui porque antes passará em outros dois bairros. Isso é complicado demais - explica Mara, que usa uma das últimas paradas da Avenida Alexandrino de Alencar, antes da ERS-020 em direção a Porto Alegre.
Mara quer a volta das linhas antigas
Foto: Félix Zucco
Com as linhas circulares, não haverá mais finais de linha nos bairros. Os veículos passam pelos bairros e já dão início a uma nova viagem. Auxiliar de enfermagem num hospital da Capital, Lurdes Floriano, 48 anos, moradora há 30 anos da Morada do Vale I, saiu 30 minutos antes de casa nesta segunda-feira porque temia perder o horário da linha executiva.
- Meu maior medo é perder o ônibus porque ele pode chegar lotado aqui e não parar. O executivo só pode levar passageiros sentados - disse.
Ao contrário da maioria dos passageiros, a dona de casa Vera Regina de Azevedo, 64 anos, moradora do bairro há 25 anos, disse estar tranquila com as mudanças. No primeiro dia da nova linha, chegou mais cedo na parada porque não sabia o itinerário do Morada do Vale, via Anchieta.
- Quando vim para este bairro, ele nem tinha ônibus. Então, agora, acho que é só questão de adaptação - disse, tranquila.
Conforme o gerente operacional da Transcal, Cliferson Pelisson, as mudanças ampliam os horários de ônibus nos bairros sem aumentar o número de veículos. Antes, eram 15 ônibus para a Morada do Vale I e outros 15 para a II e a III. Agora, os 30 veículos estarão disponíveis para todos os bairros. Além disso, não haverá mais a linha Morada do Vale-Ponte de Cachoeirinha.
- A Morada do Vale I tinha baixa procura, enquanto que a II e III tinham mais passageiros. Desta forma, atenderemos melhor todos os usuários e ainda poderemos aplicar a multitarifa para quem vai só até a ponte de Cachoeirinha - explica.
A multitarifa para passageiros que seguem somente até a ponte de Cachoerinha custará R$ 2,80. Quem segue até Porto Alegre pagará R$ 3,80. Dos 9 mil usuários diários do transporte metropolitano no bairro, cerca de 3% seguem até a ponte. O restante vai para a Capital.
Metroplan avalia
As alterações nas linhas serão avaliadas pela Metroplan nos próximos dois meses. Segundo o diretor de Transporte Metropolitano da Metroplan, Vinício Salvagni, no primeiro dia de implantação chegaram apenas dez reclamações de usuários pelos telefones. Vinício confirma que a Metroplan aprovou as alterações por considerar as positivas as mudanças.
- Durante a semana, os horários das linhas comuns destes bairros aumentaram 43%, de 95 para 133 horários. O executivo teve 65% de oferta ampliada, de 46 para 76 horários. E quem vai até a ponte teve aumento de oferta de 260%, de 43 para 155 horários. Isso não é algo ruim - justifica Vinício.
CONFIRA AS MUDANÇAS NAS LINHAS DOS ÔNIBUS
Para sugestões e reclamações:
SACT da Transcal - 3441-6400 (opção 1)
SAC Metroplan - 0800-5104774
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