Até o final do ano, o prédio da antiga escola estadual Rio Grande do Sul, na Rua Washington Luiz, será devolvido ao município de Porto Alegre, proprietário do imóvel.
A devolução foi acertada nesta segunda-feira (25) em reunião entre o secretário municipal de Educação, Maurício Cunha, e o chefe interino da Casa Civil do Estado, Gustavo Paim. A escola foi desativada em 2020 e hoje o prédio abriga arquivos da Secretaria da Educação.
A iniciativa privada vai reformar o prédio deteriorado para que possa a funcionar como escola de educação infantil, atendendo parte da demanda de mães que moram ou trabalham no Centro Histórico.
— Estamos buscando recuperar este prédio, além de outras municipalizações, há um bom tempo. Já temos parceiros disponíveis para a realização das obras de recuperação do prédio. Aqui instalaremos uma escola de Educação Infantil totalmente nova para sanar grande parte da demanda por vagas no Centro Histórico e proximidades — disse Cunha.
A região do entorno Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) tem uma grande demanda de vagas, sobretudo na etapa da educação infantil.
O encontro reuniu, além de Paim e Cunha, a secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, além do secretário municipal de Governança Local e Governança Política, Cassio Trogildo, e líderes do Orçamento Participativo região Centro.