Depois de 243 anos de história e sete décadas de transporte público, Porto Alegre deu um passo importante em direção à conclusão de sua primeira licitação do transporte público. Nesta segunda-feira, na terceira tentativa, apareceram empresas interessadas em operar as linhas urbanas.
Cinco grupos entregaram propostas para os seis diferentes lotes, agrupados em três regiões da Capital. Entre eles, apenas uma empresa, a Stadtbus - que é também a única que não opera e não tem sede na Capital - manifestou interesse de forma independente. Os outros quatro são consórcios formados por, pelo menos, duas empresas, e todas elas já prestam serviço de transporte em Porto Alegre, apenas se dividiram e apresentaram nomes diferentes.
Concorrência não teve interessadas nas duas primeiras rodadas
Edital previa tarifas de ônibus mais altas
Ainda não é possível calcular quanto o usuário irá pagar pela nova passagem, mas a EPTC já admite que a tarifa que entrará em vigor deverá ser superior à atual, de R$ 3,25.
- Essa tarifa atual de R$ 3,25 é sobre os custos de 2014. É natural que haja um aumento - disse o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
O preço será definido após conhecidas as empresas vencedoras, e será calculado conforme fórmula que considera custo operacional em cada lote. As propostas ainda receberão pesos extras antes de passarem a valer, pois contemplarão o dissídio dos rodoviários, no início de 2016, e a correção pelo indicador oficial da inflação (IPCA) no período.
Abaixo, veja os detalhes da licitação e o que acontece a partir de agora:
Veja quais foram as propostas das empresas para cada lote: