A falta de segurança que resultou no roubo de 10 carros em plena luz do dia, apenas na última semana, foi o mote para um protesto de cerca de 150 pessoas no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Por considerar a zona perigosa e de difícil circulação à noite, comerciantes e empresários mobilizaram-se na manhã deste sábado pedindo atenção das autoridades.
- Somos alvos diariamente. A impunidade nos assombra, e os autores de crimes na região sabem disso. Temos que fazer a nossa parte - analisa o coordenador do movimento S.O.S. Menino Deus, Marcelo Machado.
Segundo o coordenador, de janeiro para cá aumentou a quantidade de roubos, principalmente nas imediações da Avenida Getúlio Vargas e da Rua Silveiro. Além de falta de policiamento, o problema apontado por Machado é que, após serem presos, os ladrões são soltos rapidamente, deixando a população em estado de vulnerabilidade.
Os manifestantes realizaram caminhada, com bandeiras e faixas, do ponto de encontro até a 2ª Delegacia de Polícia, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1250. Por volta das 11h30min, o grupo recebeu uma benção coletiva do pároco da Igreja Menino Deus.