Dezenas de moradores da comunidade Montepio, na zona leste de Porto Alegre, bloquearam a Avenida Protásio Alves, na altura do número 11.451, na noite desta segunda-feira. Eles manifestavam contra a reintegração de posse da área, que está marcada para o início da manhã de terça-feira. O protesto já foi encerrado, mas a Brigada Militar deve continuar no local durante a noite.
O protesto começou por volta das 18h30min, quando a CEEE teria cortado o abastecimento de energia elétrica no local, segundo um dos líderes da comunidade, chamado de Parreira. Ainda conforme ele, os moradores cogitam oferecer resistência à reintegração de posse. São cerca de 250 famílias que ocupam a comunidade atualmente e eles temem não ter para onde ao sairem de lá.
Municipários e prefeitura não entram em acordo e greve continua na Capital
O mercado por trás das ocupações de terrenos na Região Metropolitana
Durante a manifestação, houve barricadas, com queima de pedaços de madeira e de pneus, e o Corpo de Bombeiros teve de ser acionado para apagar as chamas. A Brigada Militar, incluindo agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOE), acompanha o protesto e negocia a liberação da via.
Por volta das 21h, os manifestantes permitiam que um carro por vez, alternando o sentido, passasse pela Protásio Alves. O bloqueio gerou congestionamento na avenida e também nas imediações, como Antônio de Carvalho e Ipiranga.
Leia as últimas notícias de Porto Alegre