Membros do Círculo de Pais e Mestres da Escola Estadual Doutor Martins Costa Junior iniciaram há duas semanas uma mobilização entre a comunidade do Bairro Partenon, na Zona Leste da Capital, por meio das redes sociais, do contato entre os moradores e comerciantes locais, para realizar uma quermesse solidária. A motivação é nobre: buscar melhorias para a escola.
- Esta é uma escola que vem com deficiências há tempos. O muro foi o estopim. E sem a comunidade a escola não é nada - observa a professora Josiâni Porciúncula Liguiçano Brasil, que faz parte do CPM.
As atividades ficaram suspensas na instituição durante 13 dias letivos devido ao risco de queda de um muro, que o Diário Gaúcho noticiou no dia 31 de março. As aulas foram retomadas no último dia 22, a obra emergencial deve começar nesta semana, mas outras carências ainda precisam ser sanadas.
- A intenção é conseguir dinheiro para fazer algo permanente na escola, algo que vá surtir um efeito maior - explica Josiâni.
Eventos
Entre as melhorias previstas está a compra de lâmpadas, pintura de grades, conserto do piso da área coberta, limpeza e compra de lixeiras _ a escola desenvolve um projeto de reciclagem, mas não há lixeiras. O recurso arrecadado também poderá ser utilizado nas festas de dia da criança e Natal da escola.
Comerciantes locais, pais de alunos, professores e comunidade em geral estão envolvidos em garantir os itens necessários para a quermesse.
- É a primeira vez que a comunidade se envolve, os pais estão ajudando - conta Lucélia da Silveira Bueno, 39 anos, mãe de uma aluna do quinto ano e membro do CPM.
Já foram arrecadadas 800 peças de roupas e outros utensílios para o brechó, a venda de alguns lanches está garantida, mas o grupo ainda busca outras doações. No evento, haverá oficina de tranças afro, aferição da pressão arterial, teste de glicose, assistência jurídica, além de leilões de um vestido, uma coberta de cama e uma televisão seminova. As crianças da escola também farão uma apresentação.
Obra emergencial
Em nota, a Seduc informou que desde 2012 o muro necessitava de uma obra emergencial, pois apresentava risco de queda. No início deste ano letivo, o local foi isolado para garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários da instituição.
Após o isolamento da área com a colocação de tapumes, foi realizada a alteração do acesso principal à escola com a instalação de uma nova porta no local.
A Seduc apontou a necessidade de construção de um muro de contenção e, por isso, o projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Obras. Após o cálculo da estrutura necessária, serão contratadas (em caráter emergencial) a empresa que executará a obra.
Para ajudar
/// A quermesse será realizada no dia 16, das 9h às 15h, nas dependências da escola (Rua Dona Firmina, 1377, no Bairro Partenon). Toda a comunidade está convidada.
/// Interessados em fazer doações de alimentos ou de roupas e utensílios para o brechó podem entrar em contato pelo telefone 9441-1432.
Curta a página do jornal no Facebook
Confira todas as notícias do jornal
Educação
Quermesse solidária para melhorar escola do Bairro Partenon, em Porto Alegre
Membros do Círculo de Pais e Mestres da Escola Estadual Doutor Martins Costa Junior iniciaram a mobilização
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: