Para tornar o exame de ecocardiografia fetal mais acessível, o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre promoverá o "Dia F - Dia do Coração Fetal", em 9 de maio. A ação, que ocorrerá das 8h às 18h, avaliará gratuitamente a saúde do coração do bebê em gestantes a partir do 5º mês de gravidez. Todas as gestantes que retirarem a ficha de atendimento vão realizar o exame.
Mãe de primeira viagem? Especialista ensina cuidados com o recém-nascido
Segundo o Dr. Paulo Zielinsky, coordenador da unidade, o diagnóstico de uma anormalidade cardíaca fetal permite o acompanhamento das eventuais modificações do problema durante a gestação e, em muitas situações, pode ser feito o tratamento intrauterino e o planejamento da atenção cardiológica para o momento do nascimento.
- Conseguimos prever e organizar tudo para que o parto seja realizado no próprio Instituto de Cardiologia, o que garante um atendimento especializado imediato, seja com internação na UTI Pediátrica, cateterismo ou cirurgia neonatal - ressalta.
Uma equipe multidisciplinar realizará os exames de ecocardiografia fetal e dará dicas e instruções às gestantes para proteger o coração do bebê. Os casos que apresentarem alterações serão encaminhados para acompanhamento contínuo da Unidade de Cardiologia Fetal do hospital.
Em 2014 foram realizados 305 atendimentos gratuitos durante a atividade. O ecocardiograma fetal é recomendado não apenas para as gestantes com fatores de risco (diabete materna, álcool, drogas na gestação, tabagismo, tabagismo e presença de outras anormalidades no feto). Segundo Paulo, 90% de todas as anormalidades cardíacas ocorrem em gestações sem fatores de risco. As principais anormalidades são as cardiopatias congênitas e alterações do músculo e do ritmo cardíaco.
Confira todas as notícias do jornal
Curta a página do jornal no Facebook
Saúde
Cardiologia fará exames gratuitos de ecocardiografia fetal, no próximo sábado
Ação do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre faz parte do Dia do Coração Fetal
GZH faz parte do The Trust Project