Há quem diga que os food trucks são as as carrocinhas de cachorro-quente que passaram pelo raio gourmetizador. Brincadeiras à parte, fizemos um tour pelas carrocinhas mais famosas de Porto Alegre atrás de gente que vende comida na rua muito antes da gourmetização virar moda. Confira:
Dog da República (Rua da República, esquina com a Lima e Silva)
O tempo de existência do Dog da República é contado a partir da idade da filha do proprietário. Segundo o funcionário Luis Carlos Costa Nogueira, são 29 anos no ponto. Ele acredita que a rapidez é o seu diferencial em relação aos food trucks. E a sua clientela não fica muito atrás da dos carrinhos da moda: tem muita gente que sai dali tirando fotos da comida para postar nas redes sociais.
Cachorro quente do R (Praça Dom Sebastião, 2 - ao lado do Colégio Rosario)
Há 52 anos ao lado do colégio Rosário, o Cachorro do R (que se chamava Cachorro do Rosário antes de a marca ser patenteada) é um grande clássico da Capital. Seu diferencial, garante o supervisor Isaac Machado, é o molho utilizado há 5 décadas. Ele conta que é comum clientes tirarem fotos da comida para enviar aos amigos distantes - e deixá-los morrendo de inveja.
Super Dog (Avenida João Pessoa, 5-9)
Desde 1997 atendendo o pessoal do Centro, Paulo Pohlmann, um dos proprietários do Super Dog, acredita que o diferencial de sua carrocinha para os food trucks é o preço popular (por R$ 5, você leva um cachorro e uma garrafinha de refri). Além disso, ele diz que seu produto é o que tem o sabor "mais consistente".
Cachorro do Bonfa (Rua Santa Teresinha, esquina com a José Bonifácio)
"Tudo que é bom na vida tem que ser apreciado. Se for para o bem, espero que a moda fique", afirma Flavio Soares, proprietário do Cachorro do Bonfa, sobre a moda dos food trucks. Há 22 anos na Rua Santa Terezinha, ele conta que seu diferencial é a qualidade do cachorro, a "mão dos funcionários" e o molho caseiro - mas não revela os ingredientes por nada.
Conhece mais alguma carrocinha que bate muito food truck? Deixe sua sugestão abaixo, no campo dos comentários.
Antes do raio gourmetizador
Food trucks de verdade: conheça quatro carrocinhas que você não pode perder em Porto Alegre
Fizemos um tour pelos pontos de cachorrinho mais famosos da cidade
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: