Alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foram surpreendidos na tarde de quarta-feira com uma ordem para evacuação do edifício em que estavam, da Engenharia Mecânica, localizado ao lado do interditado "prédio novo", no campus central, em Porto Alegre. Equipes que trabalhavam na obra de recuperação do prédio interditado perceberam que a escada de incêndio do imóvel, que é externa e feita de metal e concreto, estava "instável". Como medida de segurança, a UFRGS evacuou o edifício vizinho.
"A rachadura da escada de emergência está inclinada e descolou do prédio principal. A segurança entrou no prédio as 16h e evacuou o mesmo. Um cerco foi feito para os alunos e demais pessoas saírem de lá! Essa semana (segunda, terça e quarta), uma empresa estava escavando as fundações desse prédio para reforçá-las e aparentemente hoje (quarta-feira) aquela parte da estrutura cedeu e corre risco de desabar", escreveu um aluno, no Facebook.
"Sou aluno da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRGS e ontem fomos surpreendidos no laboratório com a solicitação de evacuação do prédio onde estávamos (o da Sarmento Leite) por risco de queda do prédio novo (o que está com problema desde sua construção)", comentou outro estudante. Houve repercussão do fato também no Twitter.
A escada foi consertada ainda na quarta-feira, segundo a UFRGS, e liberada às 20h do mesmo dia, assim como os acessos ao edifício da Engenharia Mecânica - onde ocorrem aulas de pós-graduação nesta época. A universidade pretende liberar o uso do chamado prédio novo no início das aulas, em 2 de março, depois de ter sido interditado pela Justiça em outubro do ano passado, devido a risco de desabamento.
Escada fica na área entre os dois edifícios do campus central
Foto: Ronaldo Bernardi