Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Leia todas as notícias de trânsito
Começa na quarta-feira e construção da ligação entre as ciclovias da Avenida Ipiranga e da Rua José do Patrocínio pela Rua Erico Verissimo, em Porto Alegre. O trecho cicloviário de cerca de 500 metros começará na Praça Garibaldi e percorrerá o canteiro central da Erico Verissimo até a Ipiranga. As obras devem durar dois meses.
O trecho, bidirecional, será construído por meio de contrapartidas da construtora Goldsztein Cyrela pelo empreendimento que está sendo erguido na Rua Avaí com a Avenida Loureiro da Silva. Haverá três semáforos - um na saída da Praça Garibaldi, outro no cruzamento com a Rua Alcides de Oliveira Gomes e no ponto em que a ciclovia chega a poucos metros da Ipiranga, com o objetivo de cruzar o corredor de ônibus da Erico.
Uma novidade é que a ciclovia não deverá ser pintada de vermelho, sendo mantido o asfalto somente com as pinturas indicativas sobre a circulação de bicicletas no local. Como a EPTC já cogitava desde o ano passado, faixas exclusivas para bicicletas apartadas do trânsito comum não deverão mais ganhar cor no piso.
O anúncio do novo trecho é um alento para ciclistas que querem ir até a Ipiranga pela região da Rua José do Patrocínio. As opções, até agora, são enfrentar o trânsito rápido de veículos no ponto onde a rua passa pela Praça Garibaldi ou o fluxo intenso da própria Erico.
Continuidade da obra é prevista ainda para este ano
A continuidade da ciclovia da Erico Verissimo entre a Ipiranga e a Rua José de Alencar é programada para ainda este ano, segundo o gerente de projetos de mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Antônio Vigna. Ele adiantou que a sequência até a José de Alencar terá vias para ciclistas dos dois lados da Erico, o que deverá eliminar vagas de estacionamento. No futuro, o braço da José de Alencar alcançará a ciclovia da Beira-Rio, fechando a ligação entre o Centro e a Zona Sul por meio da Loureiro da Silva, José do Patrocínio e Erico Verissimo.
Imagem do projeto
Foto: EPTC, reprodução