Situação: em andamento
Uma das mais complexas obras de mobilidade urbana em andamento na capital gaúcha, a Avenida Tronco deve ficar pronta apenas em dezembro do ano que vem. Um dos pontos que complica sua execução é a necessidade de retirar famílias que vivem às margens da via - 869 das 1.525 foram reassentadas.
Há obras em trechos das vias Teresópolis, Gastão Mazeron, Cruzeiro do Sul e Moab Caldas. No primeiro trimestre deste ano, deve ser iniciada a execução em trecho da Avenida Divisa, entre a Icaraí e a Curupaiti.
Veja a situação de todas as obras no Legadômetro
Leia as últimas notícias sobre Porto Alegre em Zero Hora
- Para mim, é a (obra) mais completa, porque diz respeito ao impacto social que causa na região. Fizemos três licitações para conseguirmos que uma empresa se apresentasse para construir as casas, numa parceria com o Minha Casa, Minha Vida - afirma o prefeito José Fortunati.
A Tronco terá seis quilômetros de extensão - com início próximo ao Jockey Club, seguirá até a rótula da Avenida Coronel Gastão Mazeron, onde haverá uma bifurcação: um caminho para a Terceira Perimetral e outro para a Rótula do Papa. A via de mão dupla terá corredor exclusivo para ônibus do sistema BRT, área de circulação de pedestres e ciclovia.
Início: maio de 2012
Custo previsto: R$ 156 milhões
Empresa: Consórcio CBG-CPL-TB
Etapa atual: No trecho da Avenida Teresópolis (500 metros liberados para obra), as desapropriações foram resolvidas, e as obras estão em andamento - pista bairro-Centro foi executada. Na Avenida Gastão Mazeron, dos 800 metros liberados, 500 metros já tiveram obra. Em trecho de 600 metros da Avenida Moab Caldas, estão sendo realizados acabamentos. Na Rua Cruzeiro do Sul, há obras também.
Próximo passo: No primeiro trimestre deste ano, será iniciada a execução no trecho da Avenida Divisa, entre a Icaraí e a Curupaiti.
Prazo de conclusão atual: final de 2016.