É na ponta dos pés que Manoela Santos, 21 anos, pretende ultrapassar o que considera uma porta que se abre: ir aos Estados Unidos, em maio de 2015, para representar o Brasil no Valentina Kozlova International Ballet Competition, um dos maiores festivais de dança do mundo. Para isso, porém, precisa de ajuda para arrecadar os R$ 25 mil que garantirão dez dias de muitos treinos e apresentações para as principais companhias de balé.
Manoela conquistou o direito de representar o país ao ser eleita a melhor bailarina entre os cerca de 5 mil dançarinos brasileiros e estrangeiros que se apresentaram no Sul em Dança, realizado em São Leopoldo, em setembro passado. Foi lá que uma olheira do festival norte-americano a convidou para ser a representante "sênior" brasileira, acima de 16 anos.
Bailarino da periferia realiza sonho de dançar em Porto Alegre
- Enviei meus vídeos para os jurados americanos e fui aprovada para ir direto à final da competição. Mas, até então, não sabia que o festival poderia me dar a chance de conquistar uma bolsa de estudos em companhias de diferentes partes do mundo. Isso é uma oportunidade única para uma bailarina - comenta, entusiasmada, Manoela.
"Coragem e dedicação, eu tenho"
Campanha solidária
Gaúcha pede ajuda para representar o Brasil em festival de dança nos EUA
Convidada para representar o país em Nova York, bailarina de 21 anos do Bairro Petrópolis tem até abril de 2015 para arrecadar os R$ 25 mil da viagem