Um motorista de caminhão foi flagrado embriagado e com a habilitação suspensa, no Centro Histórico de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (21).
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), ele parou o veículo no cruzamento das avenidas Borges de Medeiros e Salgado Filho, interferindo no trânsito. O caminhão transportava carga com materiais para construção de estação de esgoto.
Ainda conforme a EPTC, o resultado do bafômetro indicou 1,10 mg/L (miligramas de álcool por litros de ar expelido dos pulmões), quantidade que configura crime de trânsito.
Como esclarece o site do Balada Segura, no Brasil, é adotada a política de tolerância zero. De 0,05 mg/L a 0,33 mg/L, é considerado infração gravíssima. Igual ou acima de 0,34 mg/L, classifica-se como crime de trânsito. O Balada Segura alerta que é dada uma margem de erro à aferição do aparelho, que é de 0,04 mg/L.
O condutor flagrado nesta quinta-feira foi conduzido à delegacia. Ainda conforme a EPTC, com base no Código Brasileiro de Trânsito, as penalidades são multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Há possibilidade de pena de seis meses a três anos de detenção.