Cerca de cem manifestantes ligados a movimentos de busca por moradia bloquearam por cerca de três horas na manhã desta segunda-feira (8) a Avenida Júlio de Castilhos, próximo ao Mercado Público, a Avenida Mauá, na chegada ao Centro da Capital, e o Túnel da Conceição, no sentido bairro-Centro.
O protesto terminou por volta das 12h30, após representantes do grupo terem sido recebidos na prefeitura de Porto Alegre. No entanto, nesse horário havia lentidão no trânsito da região.
Grande parte do grupo pertence à comunidade que sofreu reintegração de posse no Parque dos Maias, zona norte de Porto Alegre, na última semana. Também havia moradores da ocupação Morada dos Ventos, no bairro Hípica, zona sul, que tem reintegração de posse marcada para amanhã. Na tentativa de encontrarem uma solução, eles pedem uma audiência com o prefeito José Fortunati.
Na última semana, mais de 400 famílias foram retiradas de um terreno pertencente à Habitasul no Parque dos Maias, zona norte de Porto Alegre. Eles receberam orientação para se instalarem em um terreno do governo do Estado, no bairro Passo da Caveira, em Gravataí. Quando chegaram ao local, a área já estava ocupada por outras famílias, que não permitiram novas ocupações.
No momento, grande parte do grupo de Porto Alegre voltou para a ocupação na zona norte, enquanto outros ainda nao sabem para onde ir.