O auto-exame para identificar o câncer de mama é fundamental para uma cura rápida. Além dessa bandeira, a Caminhada das Vitoriosas (mulheres que têm ou venceram o câncer de mama) reivindica uma legislação que facilite o acesso da mulher ao tratamento que é considerado caro. O evento deste ano ocorre no domingo (17), em Porto Alegre, com o lema “A Cada Passo, uma Vitória”. A saída acontece no Parque Moinhos de Vento (Parcão) a partir das 11h.
O Rio Grande do Sul ainda é o Estado onde existe a maior incidência de câncer de mama em mulheres. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), só em 2014, serão diagnosticados 576 mil casos de câncer, sendo que 57,1 mil serão de câncer de mama em mulheres.
Ieda Maria Morsch Beier é voluntária do Instituto da Mama (Imama) há quatro anos e teve câncer em 2009.
"Fiz o auto-exame e constatei a anormalidade. Quando a mulher adoece toda a família adoece e por isso é importante ter apoio especializado. (...) Hoje me considero uma vitoriosa", comentou.
A venda das camisetas acontece a partir do meio-dia deste sábado (16) no Parcão em Porto Alegre ao preço de R$ 20. O ponto de venda estará próximo a Rua Mostardeiro.