Ela nunca sai sozinha. Na rua, ao lado de Frida, Ísis, Sarah, Kamel ou Pequena Miss Sunshine, a artista plástica Janaísa Cardoso descobre uma Porto Alegre, às vezes inacessível, mas fascinante para os ciclistas. Os nomes das bicicletas foram cuidadosamente escolhidos ao longo dos anos e, agora, elas são as protagonistas de uma exposição que tem como objetivo valorizar o uso das magrelas na cidade. A mostra traz retratos do cotidiano da ciclista Isa, como é chamada desde 2012, quando criou o blog Bicicletários Imaginários, nome transportado também para a exposição.
O comportamento do ciclista e a falta de espaços adequados para “estacionar” as bicicletas em Porto Alegre foram os motivos que levaram a artista a criar o blog e a exposição.”Eu comecei a fotografar as formas como as pessoas prendiam as bicicletas em postes, muros, grades, e me perguntava o que, afinal, eu estava fotografando. Percebi que eram bicicletários imaginários”, explica Isa.
Na mostra, aberta diariamente na Câmara de Vereadores, foram selecionadas imagens quem têm como cenários praças, parques e ruas da Capital. Em todas, a personagem principal é uma das bicicletas de Janaísa, mostrando um ângulo diferente desses locais. “Aqui, por exemplo, é um suporte para fazer exercícios dentro de um parque. Pendurei a bicicleta e ela ficou bem direirinho”, completa Isa, mostrando uma das fotos, tirada na zona norte da cidade.
A mostra Bicicletários Imaginários está exposta na Galeria Clébio Sória , no térreo do Legislativo, até o próximo dia 9. A entrada é franca e a visita pode ser feita de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h30. A Câmara de Vereadores fica na Avenida Loureiro da Silva, 255.