O calor foi o motivo para um voo da Copa Airlines com destino ao Panamá ter sido cancelado na tarde desta segunda-feira (03). A aeronave partiria do Aeroporto Salgado Filho às 12h15, mas foi o voo foi transferido para a 0h30, segundo informações da Infraero.
A Copa Airlines confirmou que o motivo do cancelamento foi mesmo as altas temperatudas. Passageiros contam que os funcionários da companhia explicaram que aviões muito pesados não poderiam embarcar por causa da altas temperatura.
A estudante Silvia Levenfus ia para a Cidade do Panamá. Ela disse que todos os passageiros tiveram que descer do avião. "A gente desembarcou na área internacional, pegamos as bagagens. Agora estamos almoçando (às 16h20) no hotel, tudo pago pela Copa. O voo foi remarcado. Tudo isso por causa do calor!", conta.
O Coordenador do Curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, Hildebrando Hoffman, explica que, embora incomum, situações como essas acontecem: "A temperatura afeta diretamente a perfomance dos motores. Então, como a pista de Porto Alegre é relativamente curta para essa necessidade, para que o avião conseguisse decolar precisaria de mais comprimento de pista para aquele peso. Ou então ele teria que reduzir peso".
Além do voo para o Panamá, outros passageiros fariam escala para Cancun, no México e também Miami nos Estados Unidos. Em nota, a companhia aérea afirma que cumpriu as normas da Anac e servindo aos passageiros hospedagem, alimentação e traslados. Também afirma que os seus voos de conexão não foram comprometidos.
Gaúcha
Voo é cancelado no Aeroporto Salgado Filho por causa das altas temperaturas
Aeronave partiria para o Panamá e faria conexões para Cancun e Miami
Marcus Bruno
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project