A partir do próximo ano, Porto Alegre irá contar com 2,4 mil contêineres para coleta do lixo orgânico. O número é duas vezes maior do que o atual. Os bairros Auxiliadora, Mon't Serrat, Bela Vista, Moinhos de Vento e Rio Branco terão 100% de cobertura da coleta mecanizada. Já os bairros Praia de Belas, Menino Deus, São João, Higienópolis, Petrópolis e Santa Cecília serão contemplados de forma parcial. Conforme o diretor-geral do DMLU, André Carús, a duplicação no número de contêineres irá gerar impacto na coleta seletiva e na diminuição do número de caminhões que realizam a coleta residencial, uma vez que a coleta mecanizada é feita diariamente.
-A coleta mecanizada acontece diariamente nos bairros que possuem os contêineres, e isso gera diminuição no número de caminhões que realizam a coleta residencial e são extremamente poluentes. Além disso, estimula a separação de lixo orgânico e seco pelas famílias - afirmou.
A licitação para a contratação dos contêineres se encerra no dia 15 de agosto. A partir disso, a prefeitura escolherá a empresa responsável pela implantação dos equipamentos. O investimento previsto é de R$ 6 milhões. Outras quatro licitações, todas referentes à coleta de lixo, serão realizadas em 2014, com investimento total de R$ 330 milhões.
Gaúcha
Porto Alegre terá mais cinco bairros com 100% da coleta de lixo mecanizada em 2014
Serão 1200 novos contêineres espalhados por 11 bairros da cidade
João Dienstmann
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: